Apresentação

O I simpósio da Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO CO) tem como proposta principal colocar em pauta e discutir a formação e atuação em psicologia social na região. Para isso é fundamental recuperar a história do campo, diagnosticar os principais desafios à consolidação da psicologia social nos cursos de graduação, pós-graduação e atuação. Subsídios para traçar estratégias conjuntas que favoreçam perspectivas críticas e espaços institucionais de consolidação e solidariedade entre instituições e núcleos.

O Simpósio dá continuidade às ações anteriores de congregação dos diferentes núcleos que hoje formam a “ABRAPSO CO” alocados em Goiânia, Catalão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em 2010, celebramos o I Simpósio de Psicologia Social do Centro-Oeste sediado em Goiânia do qual resultou na publicação do livro Psicologia Social e Políticas Públicas que vem sendo intensamente divulgado. A produção científica em Psicologia Social dos estados e cidades nos quais estão sediados os núcleos ainda possui pouca visibilidade nas principais publicações da área, o mesmo se observa com relação ao fomento em nível nacional.

É fundamental realçar que a região Centro-Oeste tem como peculiaridade geográfica um amplo território e, também, grandes distâncias entre as capitais e, portanto, entre as universidades públicas da região. Diante desse cenário torna-se fundamental a produção ativa de espaços e alianças institucionais que garantam o diálogo e cooperação ente as universidades pertencentes aos estados que fazem parte da Regional CO, bem como estimular o ingresso de novos estados.

Na região observam-se ainda diferentes níveis de desenvolvimento, pois algumas cidades e estados possuem cursos de psicologia mais antigos e outros com cursos que formaram agora as suas primeiras turmas. A criação da recente Regional pode ser uma impulsionadora de desenvolvimento nesse sentido através do diálogo sobre os currículos, estágios, políticas inclusivas e demais componentes que caracterizam a formação em Psicologia e, em especial, da psicologia social crítica e transformadora, marca da história que construímos cotidianamente no Brasil.

Em 2012, existem 3 (três) programas de pós-graduação em Psicologia, com linhas em Psicologia Social nos estados que formam a Regional Centro-Oeste, sendo eles sediados na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Universidade Católica Dom Bosco e o mais recente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A grande parte dos docentes em Psicologia Social que atua em nível de pós-graduação está integrada ao corpo docente de programas das áreas de Educação e menor contingente em programas interdisciplinares.

Tendo como horizonte o desenvolvimento da psicologia social no centro-oeste, o I Simpósio da Regional CO será sediado no Programa de Pós-Graduação em Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso.

Busca-se um espaço de discussão que fortaleça uma formação sólida criticamente orientada nos cursos de graduação e pós-graduação em psicologia bem como nos demais cursos que possuem docentes doutorados e/ou com atuação e pesquisa nessa área de conhecimento e práticas sociais. As mesas seguem, de maneira não linear trajetórias, ações e perspectivas.